sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Islândia a terra do fogo e do gelo


Um lugar que toda pessoa deveria conhecer, e principalmente estudantes e apaixonados pela Geologia !!!! A Islândia é conhecida como a terra do fogo e do gelo, isso se deve ao fato  do pais possuir a maior quantidade de vulcões ativos do mundo. Aproximadamente certa de 200 vulcões surgiram após o ultimo período glacial, sendo que pelo menos uns 30 já entraram em erupção.



Esta localizada na dorsal mesoatlântica  uma cadeia de montanhas submarinas que se estendem ao longo dos limites das placas tectônicas. No encontro entre as placas norte America e euroasiática. Esta dorsal mesoatlântica é exatamente a zona em que uma nova crosta oceânica vai se formando continuamente por meio de erupções vulcânicas, enquanto as placas se afastam a uma taxa de um centímetro ao ano.




Um desses vulcões, o Lakagigar que tem mais de trinta quilômetros de extensão e apresenta cem crateras separadas, em 1783 o Lakagigar lançou a maior quantidade de lava jamais produzida por qualquer outro vulcão do mudo, cobrindo uma área superior a 500 km².  Varias erupções importantes aconteceram na historia do pais, dentre elas a principal é a do vulcão Laki, ocorrida de 1783 a 1784, que causou um desastre natural comprometendo a agropecuária e matou um quarto da população islandesa




Além disso a Islândia esta localizada sobre um ponto quente, o que significa que a crosta é mais fina em comparação com o resto do mundo, enquanto as placas tectônicas se movem, surge uma fissura que permite que o magma flua para a superfície.
Contudo os vulcões não são os únicos que justificam o apelido da terra do fogo e do gelo, a Islândia conta ainda com os gêiseres e as fontes de água quente.
Uma coisa interessante, é que este fenômeno começou a ser explorado, para o aquecimento de casas, sendo que em Reykjavik, todas elas são aquecidas dessa maneira.





Outro fenômeno geológico muito comum, são os terremotos, ao longo da historia do pais, numerosos tremores de terra foram registrados, felizmente, sua intensidade não são muito grandes, pois as placas estão em afastamento, no limite divergente. Dentre os mais recentes, os mais intensos foram registrados em 2008, com magnitude 6.1 na escala de      Richter em 17 e 21 de junho de 2000, com magnitude de 7.1. Ambos os sismos aconteceram na região sudeste do pais, onde se encontra a maior parte da população. Nessas ocasiões não foram registradas vitimas fatais, tendo havido somente danos em prédios e construções;

















Islândia um território único de glaciares e vulcões, origem de algumas das paisagens mais espetaculares da terra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário